Início / Agricultura / Fileira do tomate de indústria debate impacto da retirada de substâncias activas cruciais para a produção

Fileira do tomate de indústria debate impacto da retirada de substâncias activas cruciais para a produção

A FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas — com a colaboração do COTHN-CC — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências e da AlenSado — Cooperativa Agrícola do Sado — realizou o Balanço de Campanha do Tomate de Indústria 2024, no dia 5 de Dezembro, em Alvalade (Alentejo), juntando mais de 170 participantes.

Um dos pontos altos do encontro foi a mesa-redonda intitulada “Tomate de Indústria na Europa: Impacto da Saída de Substâncias Activas”. Este debate reuniu especialistas do sector, que “discutiram as implicações das recentes alterações regulatórias na União Europeia, especialmente a retirada de algumas substâncias activas cruciais para a produção. Foram também exploradas estratégias para mitigar os impactos destas mudanças e assegurar a continuidade e a competitividade do sector europeu do tomate de indústria”, refere uma nota de imprensa da FNOP, acrescentando que o evento contou ainda com o apoio da Selectis e da DXAS.

“O encontro foi palco de análises detalhadas, apresentações inovadoras e discussões estratégicas para o futuro desta fileira vital para a economia do País”, realça a mesma nota adiantando que o evento começou com uma análise detalhada do panorama nacional e mundial da produção de tomate, abordando tendências globais e os impactos que estas exercem no contexto local. Foram apresentados os resultados da campanha de 2024, com destaque para os principais indicadores de produção e qualidade.

E realça que “este momento permitiu que os participantes reflectissem sobre os resultados alcançados e retirassem ilações para as campanhas futuras”.

Num segundo momento, foi feita uma avaliação da campanha de transformação de 2024, com foco nos desafios presentes e nas perspectivas futuras para o sector do tomate de indústria. Este segmento “enfatizou a importância da resiliência e da capacidade de adaptação às exigências crescentes dos mercados nacionais e internacionais”.

Foram ainda apresentados três projectos de investigação/inovação que destacaram soluções tecnológicas e estratégicas para aumentar a eficiência, garantir a sustentabilidade e impulsionar a competitividade do sector.

O evento destacou “o espírito de cooperação e a importância do diálogo entre os diferentes elos da cadeia produtiva, incluindo a produção agrícola, o sector da transformação e as casas comerciais. Ficou clara a necessidade de promover a inovação, reforçar a sustentabilidade e encontrar soluções colaborativas para enfrentar os desafios que o sector terá de enfrentar nos próximos anos”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

DGAV actualiza Guia da Produção, Controlo, Certificação e Comercialização de Materiais Frutícolas

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que oi publicada uma versão actualizada …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.