Início / Featured / Câmara de Setúbal apoia estudo sobre cavalos-marinhos do Sado

Câmara de Setúbal apoia estudo sobre cavalos-marinhos do Sado

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, 6 de Novembro, em reunião pública, a subscrição de um memorando de entendimento que visa o estudo e a conservação das populações de cavalos-marinhos do Estuário do Sado. Os trabalhos, a decorrer até Agosto de 2025, materializam um investimento de 19.479 euros, para o qual a Câmara Municipal de Setúbal contribui com um apoio financeiro de 5 mil euros, além de proporcionar apoio institucional.

O documento formaliza a colaboração entre o município de Setúbal, a CCEP – Coca-Cola Europacific Partners, a LPN – Liga para a Protecção da Natureza e o ICNF – Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas, com o objectivo de contribuir para o conhecimento, a monitorização e a preservação das populações de cavalos-marinhos presentes no Sado.

A instituição proponente do memorando de entendimento é a MarDive – Associação de Ciência e Educação para a Conservação da Biodiversidade Marinha, que vai desenvolver o trabalho científico e de investigação em parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Este projecto, inserido no Mares Circulares, programa promovido desde 2018 pela Coca-Cola e com a LPN como principal impulsionador em Portugal, contempla a monitorização científica contínua no tempo para identificar tendências de abundância populacional e a identificação de hotspots de interesse para a conservação e de riscos e ameaças que se colocam a esta espécie, adianta a mesma nota.

A definição de áreas apropriadas para o restauro e enriquecimento do habitat e a promoção da conectividade ecológica, a caracterização da actividade antropogénica através do uso de drones ou satélites e o levantamento e mapeamento dos stakeholders do Estuário do Sado com os quais deverá ser implementado um programa de interacção são outras acções a realizar.

Programas educativos

Fazem ainda parte do plano de acção a implementação de programas educativos nas escolas, o desenvolvimento de campanhas efectivas para a conservação do Estuário do Sado e a criação de um comité de gestão para a biodiversidade marinha e de áreas de “santuário” ou de “conservação e compatibilização de usos” e de um centro de interpretação e de recuperação do cavalo-marinho.

De acordo com a deliberação camarária, a implementação destas acções implica o planeamento de uma “complexa operação de mergulho” em seis pontos de amostragem do Estuário do Sado, designadamente Ponta do Adoxe, Soltroia, Catita, Cais da Sapec, Pradaria Carraca e viveiros de ostras.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa italiana procura novos fornecedores de cogumelos frescos

Partilhar              Uma empresa italiana, especializada em especialidades alimentares de elevada qualidade, está à procura de novos …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.