A secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, estará presente na sessão de encerramento do Blue Wink-E 2024 “Escolher Azul, Viver Verde”, que terá lugar no dia 25 de Outubro no Auditório Infante D. Henrique, em Matosinhos. Organizado pelo B2E CoLAB para a Bioeconomia Azul, o evento reúne especialistas, empresas e instituições para debater estratégias que podem impulsionar os produtos do mar junto dos consumidores e, ao mesmo tempo, promover um futuro mais sustentável.
O evento começará às 9h00 com uma sessão de boas-vindas conduzida por Marlos Silva, presidente da direcção do B2E CoLAB, e Maria Coelho, coordenadora da mesma entidade. A vereadora das Actividades Económicas da Câmara Municipal de Matosinhos, Marta Pontes, será a responsável pela abertura oficial da conferência, adianta uma nota de imprensa da organização.
A primeira mesa-redonda, intitulada “Conquistar o Consumidor: Estratégias na Bioeconomia Azul”, contará com a participação de Renata Serradeiro (Flatlantic), Maria João Alegria (Sumol + Compal), Célia Rocha (Sense Test) e Patrícia Gonçalves (B2E CoLAB). Este painel vai explorar as formas como a inovação de produto, focada em ingredientes sustentáveis e saudáveis do mar, pode diferenciar-se no mercado, como conquistar o consumidor consciente, que valoriza a saúde e a rastreabilidade dos produtos, e a importância de uma experiência de consumo positiva. Além disso, será discutido o papel fundamental da comunicação na educação e sensibilização do consumidor sobre os benefícios dos produtos da bioeconomia azul.
Networking
Após uma pausa para networking, onde os participantes poderão experimentar novos produtos do mar, terá lugar a segunda mesa-redonda, “Desafios e Oportunidades: Produtos da Bioeconomia Azul no Mercado”, que levará ao palco Arnal Azevedo, chef com Estrela Michelin, Pedro Silva da TMG Textiles, Leonor Almeida Garrett da Sonae MC e Diogo Lopes da Wissi Atlantic Vegetables. Esta sessão focar-se-á na integração dos produtos da bioeconomia azul em diferentes indústrias, como o sector alimentar e têxtil, explorando as oportunidades que estes recursos oferecem além da alimentação e destacando as inovações tecnológicas que estão a moldar o sector.
Os oradores partilharão as suas experiências sobre como os produtos marinhos podem contribuir para a sustentabilidade e competitividade das suas áreas, abordando também as barreiras e desafios enfrentados ao trazer estas inovações ao mercado.
A sessão de encerramento, prevista para as 12h45, será conduzida pela secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, que reforçará a importância de consolidar Portugal como um líder na economia e bioeconomia azul, sublinhando o compromisso com a sustentabilidade dos recursos marinhos e o potencial de crescimento deste sector na economia nacional.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, aqui.
Agricultura e Mar