A ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense é parceira do Projecto Europeu Vinny vai desenvolver soluções inovadoras para uma viticultura sustentável com nanobiopesticidas e nanobiofertilizantes ecológicos. Um projecto coordenado pela Universidade do Minho que junta 19 parceiros de dez países e conta nos próximos quatro anos com 8,3 milhões de euros do programa Horizonte Europa.
“A viticultura, um dos sectores agrícolas mais importantes da União Europeia, enfrenta desafios crescentes devido às alterações climáticas, que afectam a produção, o rendimento e a qualidade das uvas. Em resposta a esses problemas, um consórcio internacional de 19 parceiros de 10 países, coordenado pela Universidade do Minho e com a participação da ADVID, anunciou o lançamento do projecto Vinny, com um financiamento de 8,3 milhões de euros da União Europeia”, refere uma nota de imprensa da Associação.
O objectivo do projecto é desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras para reduzir o uso de produtos fitofármacos de síntese em viticultura, contribuindo para um uso sustentável de produtos fitofármacos e alinhadas com as missões estratégicas da UE “A Soil Deal for Europe” e “Restore our Ocean and Waters”.
Através de tecnologias avançadas de nanoencapsulação, o projecto Vinny irá desenvolver nanobiopesticidas e nanobiofertilizantes a partir de fontes ecológicas, como as próprias uvas e resíduos da poda das vinhas, biocarvão proveniente de estações de tratamento de águas residuais e subprodutos da indústria da carne. Estas soluções permitirão controlar pragas de forma mais eficiente e melhorar a fertilização do solo, enquanto minimizam o impacto ambiental, promovendo a valorização de subprodutos, adianta a mesma nota.
Os biopesticidas e biofertilizantes desenvolvidos serão bioestimulantes, sendo aplicados de maneira inteligente através de tecnologias de libertação controlada. Algumas destas soluções inovadoras também serão incorporadas em agrotextêis, para melhorar a precisão de aplicação no solo.
Para garantir a eficácia dessas novas práticas e sua adopção pelo sector, o projecto Vinny irá implementar um campo experimental na Quinta do Pôpa, associado da ADVID, onde as novas soluções serão testadas e demonstradas. Este campo será uma plataforma de formação e sensibilização para agricultores, autoridades, cientistas, e outros sectores relevantes, interessados em práticas agrícolas de vanguarda.
“Para o sector vitivinícola, o projecto Vinny representa uma oportunidade única de investir em inovação, aumentar a resiliência das vinhas e melhorar a competitividade num mercado cada vez mais exigente e consciente das questões ambientais”, realça a mesma nota.
Saiba mais sobre o projecto Vinny aqui.
Agricultura e Mar