Início / Agricultura / Madeira. BUPi identifica uma média 1.100 prédios por mês. Registo gratuito até 31 de Dezembro de 2025

Madeira. BUPi identifica uma média 1.100 prédios por mês. Registo gratuito até 31 de Dezembro de 2025

O Director Regional do Ordenamento do Território, Ilídio Sousa, visitou o Balção Único do Prédio (BUPi) na Calheta, onde aproveitou para efectuar um balanço da implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada e salientar o trabalho dos técnicos dos balções BUPi, que permitiu identificar e caracterizar mais de 6.000 prédios desde a implementação do projecto na Região Autónoma da Madeira.

“Segundo os dados divulgados, até ao momento, foram finalizados 6.026 processos de RGG [representação gráfica georreferenciada], ou seja, processos de identificação, caracterização e representação gráfica de prédios, que darão origem a novos registos ou às actualizações dos registos prediais existentes”, refere uma nota de imprensa do Executivo madeirense.

No que se refere à distribuição geográfica dos processos, a Calheta é o município com mais processos finalizados, num total de 2349, seguido da Ribeira Brava com 1127, Ponta do Sol com 890, São Vicente com 872 e Porto Moniz com 502 prédios identificados.

Segundo Ilídio Sousa, “este processo já envolveu, até este momento, 2.207 promotores, o que demostra a enorme adesão a esta iniciativa do Governo Regional e da eBUPI, que conta com o apoio dos municípios e com a colaboração de várias entidades e profissionais”.

Todavia, “se considerarmos que 96% dos processos de RGG são efectuados de forma presencial nos balções BUPi, é da mais elementar justiça enaltecer o trabalho dos técnicos destes seis balções, que diariamente apoiam os cidadãos, realizando uma média superior a 1.100 processos/mês”.

Na Região Autónoma da Madeira, os proprietários de prédios rústicos e mistos podem recorrer a este regime, de forma gratuita até 31 de Dezembro de 2025, através da plataforma online disponibilizada para o efeito aqui, ou recorrendo a qualquer um dos balcões BUPi na região.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Adesões à Marca Açores crescem 4% em 2024

Partilhar              A Marca Açores, adianta o secretário da Agricultura e Alimentação, António Ventura, registou neste ano …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.