A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, ontem, dia 28 de Agosto, apreendeu 979 quilos de berbigão (Cerastoderma edule), na localidade de Viana do Castelo.
No âmbito de uma acção de fiscalização, “levada a cabo com o objectivo de controlar o cumprimento das regras de captura, detenção, transporte e comercialização de bivalves, os militares desta Guarda verificaram que cinco embarcações exerciam a captura de bivalves, no Rio Lima, em zona proibida, não monitorizada, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública”, avança uma nota de imprensa da GNR.
No decurso da acção foram identificados os mestres das cinco embarcações e elaborados cinco autos de contra-ordenação, adianta a mesma nota, acrescentando que o berbigão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana alerta que “a captura deste tipo de bivalves, em zona não monitorizada, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas”.
Agricultura e Mar