A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, pretende que a Assembleia da República reconheça e registe a “colónia de gatos (“Gatos Parlamentares”) residente nos jardins do Palácio de S. Bento, assegurando esta “as despesas relacionadas com a manutenção da colónia, incluindo as resultantes da respectiva alimentação e de prestação de cuidados médico-veterinários”.
Para aquela deputada, a Assembleia da República deve “assegurar a existência, em permanência, das pessoas autorizadas a desempenhar, voluntariamente, as funções de cuidadores desta colónia e de um registo interno actualizado de todas as saídas e entradas de animais da colónia e da situação clínica de cada animal registado”.
E deverá “promover, em estreita articulação com o Centro de Recolha Oficial de Animais de Lisboa e com a Autoridade Sanitária Veterinária Concelhia: a realização das diligências necessárias a assegurar o acesso gratuito a quem exerce funções de cuidador da colónia a serviços de esterilização e desparasitação destes animais e respectivo acompanhamento médico pós-operatório; e a aquisição, colocação, reparação e manutenção dos abrigos da colónia e de placas sinalizadoras da sua existência”.
Por outro lado, a deputada única do PAN defende que a Assembleia da República promova, “através da Biblioteca parlamentar, a elaboração de uma edição dedicada ao registo histórico da existência da colónia d”Os gatos parlamentares”.
Segundo o Projecto de Resolução n.º 236/XVI/1.ª entregue na Assembleia da República por Inês de Sousa Real, “uma das presenças mais emblemáticas da Assembleia da República é a do Tobias, o gato parlamentar que reside no jardim interior do Palácio de S. Bento e que, especialmente nos dias frios de Inverno, circula frequentemente nos corredores do Palácio – tendo inclusive chegado a ficar fechado na sala do Senado”.
Mas, adianta, “embora o gato Tobias seja o mais conhecido, não é nem o único gato a residir nos jardins do Palácio de S. Bento, nem o primeiro. Actualmente a colónia de gatos da Assembleia da República conta com 5 gatos — o Tobias, a Guidinha, o Tótó, o Rudi e a Farrusca — que para além de serem acarinhados pelos deputados e pelo pessoal dos serviços da Assembleia da República, têm como suas cuidadoras as assessoras parlamentares, onde se incluía a Enfermeira Lina Gomes, afecta ao Centro Clínico da Assembleia da República, que apesar de se ter reformado recentemente, em mais de 20 anos de serviço sempre se bateu por a garantia de um tratamento digno a estes animais”.
Agricultura e Mar