A Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal, em parceria com a Moviter e a John Deere, promove o primeiro Workshop de Máquinas Florestais para Operadoras e Operadores, sendo “uma oportunidade única para os operadores florestais adquirirem conhecimentos e competências avançadas na utilização de sofisticadas máquinas florestais”.
A acção de formação, que conta com uma duração de 80 horas e que teve início no dia 18 de Junho, encontra-se integrada no projecto Advanced Forest, uma iniciativa inovadora dedicada à modernização e sustentabilidade do sector florestal em Portugal, sendo financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), refere uma nota de imprensa da Biond.
E adianta que este projecto tem como objectivo principal a “promoção de práticas de gestão florestal que sejam tecnologicamente avançadas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis”.
Este workshop é “uma oportunidade única para os operadores florestais adquirirem conhecimentos e competências avançadas na utilização de sofisticadas máquinas florestais, técnicas de limpeza e manutenção florestal, e tem como principal objectivo a modernização de um sector que necessita de rejuvenescimento”, realça a mesma nota.
A formação de operadores qualificados para máquinas florestais avançadas “é crucial para implementar práticas eficazes de gestão e limpeza das florestas, minimizando o risco de incêndios e promovendo a saúde das florestas”.
Para Gonçalo Almeida Simões, director-geral da Biond, “a educação e a formação são pilares fundamentais para uma gestão florestal sustentável. Com esta iniciativa, pretendemos capacitar os operadores florestais com os conhecimentos necessários para operar máquinas de forma eficiente e sustentável, contribuindo para a modernização e a sustentabilidade do sector florestal”.
Agricultura e Mar