O Governo dos Açores vai implementar um programa de acompanhamento técnico de proximidade aos produtores de leite da ilha das Flores. Esta medida visa promover a excelência e a competitividade do queijo produzido nas Flores, contribuindo para a rentabilidade das unidades fabris.
O secretário Regional da Agricultura e Ambiente açoriano, Luís Neto Viveiros, que falava à margem de uma visita à Cooperativa Ocidental, destacou a evolução do desempenho daquela cooperativa, assegurando que o Governo dos Açores vai manter o “apoio técnico e à gestão, que tem registado resultados positivos”.
Nos primeiros seis meses deste ano, a entrega de leite subiu 14,17% em relação ao ano passado e o pagamento aos produtores está regularizado, realizando-se a 90 dias.
A Cooperativa Ocidental é especializada na comercialização, distribuição e fabrico de lacticínios tais como manteiga, queijos, leite, natas, requeijão e iogurtes.
O secretário Regional, além da reunião que manteve com a direcção da Cooperativa e da visita às instalações fabris, onde se produzem diferentes tipos de queijo e de iogurtes que têm mercado assegurado, visitou também uma exploração leiteira de um produtor florentino que adquiriu 30 vacas leiteiras no âmbito de um programa de apoio do Governo dos Açores.
A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, com o objectivo de aumentar a produção de leite nesta ilha, apoia este ano a compra e transporte de bovinos de leite, até um limite de 100 animais, e de mais 50 em 2016.
Agricultura e Mar Actual