O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, recebeu o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, a 17 de Maio freguesia de Navais, numa celebração do Dia do Horticultor, um evento promovido pela AgriNavais. E aproveitou para pedir a ajuda do ministro para a certificação da “Cebola da Póvoa”, da “Couve Penca da Póvoa” e do “Tomate Coração de Boi da Póvoa” como Indicações Geográficas Protegidas.
Segundo o autarca, este será um processo que, quando concluído, “poderia abrir caminho para a inclusão destes produtos locais no abastecimento de refeições escolares no concelho”, garantido que a certificação dos três produtos locais, está “pendente devido ao desmantelamento de Direcções Regionais da Agricultura [DRAP] na passagem de competências para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR)”.
Segundo fonte institucional da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o ministro comprometeu-se a “encetar esforços no sentido de agilizar o processo, por considerar que é uma forma de acrescentar valor ao que de melhor se produz a nível nacional”.
Relembre-se o dia 1 de Janeiro de 2024 foi marcado como o dia da extinção das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas. Uma decisão do Governo de António Costa muito contestada pela generalidade das associações de agricultores.
Agricultura e Mar