A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe, desde 3 e até 31 de Maio, a mostra denominada “Nem Tudo é Mel na Vida das Abelhas”, onde são expostos alguns equipamentos e objectos relacionados com a actividade apícola, propriedade do apicultor Vítor Couceiro. A entrada é livre.
A exposição inclui ainda peças de artesanato temático da autoria das artesãs Emília Silvério, Maria da Natividade Barradas, Maria da Conceição Santos, Nélia Batista e Paula Alexandra Sousa, da Associação de Artesanateria de Cantanhede.
Vítor Couceiro reside em Sepins, no concelho de Cantanhede, onde nasceu, em 1968. Profissionalmente, dedica-se à apicultura. Do avô materno herdou o gosto pela actividade, acompanhando-o, desde cedo, na extracção do mel dos muitos cortiços de que era proprietário, avança uma nota de agenda da autarquia de Cantanhede.
O apicultor possui cerca de 80 colmeias, espalhadas por Sepins, das quais extrai mel, geralmente de eucalipto, rosmaninho e de urze. Obtém pólen, própolis e cera de abelha, que comercializa localmente em feiras e mercados da região. Já com a cera produz velas.
Agricultura e Mar