O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores anunciou hoje, 29 de Julho, em Vila Franca do Campo, que, a partir de 1 de Agosto, o preço do gasóleo para a frota de pesca artesanal será equiparado ao da frota cabinada, o que representa uma descida de cerca de 10 cêntimos por litro.
Fausto Brito e Abreu frisou que esta medida vai beneficiar cerca de 350 embarcações, o que representa mais de metade da frota de pesca açoriana.
“Este apoio às pescas surge na sequência das dificuldades que muitos armadores estão sentir neste momento”, afirmou o secretário Regional, acrescentando que terá “um impacto directo no rendimento dos pescadores”.
Brito e Abreu salientou ainda que “este apoio é concedido pelo Governo dos Açores aos armadores da frota artesanal de modo a reduzirem os custos associados à sua actividade da pesca”, frisando que a forma como o novo apoio é concedido vem “desburocratizar o apoio que antigamente existia, sendo agora reposto com melhorias”.
“Os armadores passam a pagar o combustível já com a redução de 10 cêntimos por litro”, afirmou, sustentando que este procedimento representa “uma forma mais justa de apoiar os armadores e os pescadores”.
Previsto no Grupo de Trabalho
No passado, um armador podia contabilizar como despesa a dividir por todos os elementos da companha o montante correspondente ao preço do combustível pago na bomba, mas, quando recebia o apoio da Direcção Regional das Pescas, por vezes, podia não o distribuir pelos mesmos companheiros ou até retê-lo na íntegra.
No documento estratégico apresentado pelo Grupo de Trabalho para a Reestruturação das Pescas dos Açores, nomeado pelo Presidente do Governo Regional, estava identificado como objectivo específico a uniformização dos preços dos combustíveis para o praticado à frota cabinada.
Agricultura e Mar Actual