Início / Agricultura / Centro Pinus ensina comunidade escolar a fazer sementeiras de plantas autóctones

Centro Pinus ensina comunidade escolar a fazer sementeiras de plantas autóctones

A equipa do Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, nos dias 21 e 22 de Março, visita 4 escolas de ensino básico e jardins de infância, numa actividade de sensibilização que envolve 113 alunos, e respectivos professores, e que relembra a importância da floresta autóctone da região, na qual se inclui o pinheiro-bravo.

Nesta acção, a comunidade escolar tem a oportunidade de conhecer, semear e cuidar de um conjunto de plantas com valor florestal, paisagístico e ecológico, mas também de observar e acompanhar as fases de germinação das sementes e de crescimento das plântulas, até ao momento de serem utilizadas na rearborização e restauro da Faixa de Gestão de Combustíveis que integra a PinusLand, refere uma nota de imprensa do Centro Pinus.

No total, as escolas vão receber sementes de 14 espécies de árvores e arbustos, entre as quais o carvalho português, o freixo ou o Cedro do Atlas e várias plantas com interesse para a avifauna, como o pilriteiro, o medronheiro, a murta, a gilbardeira ou o sabugueiro, a par de outras espécies melíferas atractivas para os insectos polinizadores, como o jasmim e os orégãos. O objectivo é que as plantas cuidadas pelos jovens sejam plantadas, futuramente, na PinusLand, acrescenta a mesma nota.

Rolos de papel, copos de iogurte ou embalagens de leite são a base para a realização das sementeiras. Estes materiais foram guardados pelas turmas ao longo dos últimos meses para serem reutilizados nesta acção. Desta forma, pretende-se semear também a ideia de que é fácil criar um berçário de plantas na escola e em casa, com os amigos e em família.

As Escolas da União de Freguesias de S. Martinho de Árvore e Lamarosa envolvidas nesta actividade são constituídas por: EB1 e Jardim de Infância de Vila Verde, EB1 e Jardim de Infância de São Martinho de Árvore, Jardim de Infância de Andorinha, EB1 Casais de Vera Cruz.

Na dinamização e envolvimento da comunidade local da PinusLand, o Centro Pinus conta com a colaboração da Junta de Freguesia e da Associação Desportiva e Cultural de Andorinha.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.