O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, diz que o livro “Aviação Naval – Asas da Marinha”, do setubalense Hugo Baptista Cabral, apresentado no sábado no Forte de Albarquel, “enriquece a história e o património de Setúbal”.
“A Aviação Naval atravessa um período muito importante da história nacional e mundial. O facto de a sua história ser contada por um marinheiro, que neste caso é setubalense, vem enriquecer a nossa história local e o nosso património. Parabéns ao capitão-de-fragata Hugo Baptista Cabral por nos dar a conhecer esta rica história”, disse André Martins.
A obra, com 264 páginas e 500 fotos, apresenta detalhadamente as aeronaves que voaram na Marinha Portuguesa entre 1917 e 1952 e faz uma abordagem à história mundial da aeronáutica naval, dando nota, entre outros, de feitos e marcos históricos como a acção na I Grande Guerra, a travessia área do Atlântico Sul de Gago Coutinho e Sacadura Cabral e as buscas aos náufragos na II Guerra Mundial, refere uma nota de imprensa da autarquia de Setúbal.
Lançado em 2023, na sequência de uma investigação iniciada em 2015, o livro foi escrito por Hugo Baptista Cabral, nascido em Setúbal em 1972 e actual comandante da esquadrilha de helicópteros da Marinha Portuguesa, e tem ilustrações de Paulo Herlander Alegria.
“Essencialmente, é um livro que aposta muito em imagens e ilustrações. É a história da aviação na Marinha que tento contar neste livro através de imagens”, disse o autor, salientado, entre outros, os apoios recebidos da Marinha Portuguesa, da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Setúbal e de O Alcache – Associação de Ex-Marinheiros da Armada do Distrito de Setúbal.
Agricultura e Mar