Os Portos de Lisboa e Setúbal assinaram com o Porto de Santos, do Brasil, um protocolo de colaboração que visa a promoção da inovação portuária e intercâmbio técnico e científico, nomeadamente em áreas como a descarbonização e a digitalização. O acordo é válido por dois anos e foi celebrado na Intermodal South America 2024, em São Paulo, Brasil.
Para o presidente do conselho de administração da Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia, “esta parceria representa um reforço da nossa ligação com o mercado brasileiro e uma aposta conjunta na inovação do sector portuário. Queremos aproveitar o melhor que cada porto tem e alinhar sinergias para a troca de melhores práticas, tornando-nos mais dinâmicos e estratégicos, com especial foco no desenvolvimento de projectos de inovação, digitalização e cluster do azul”.
Agronegócio
O Porto de Lisboa é líder nacional para o agronegócio, sendo o Brasil, um dos mercados exportadores de granéis agroalimentares que assume maior relevância no Porto de Lisboa, que movimentou 4,79 milhões de granéis sólidos em 2023, dos quais 3,8 milhões de toneladas corresponderam a granéis sólidos alimentares (79%), refere um comunicado de imprensa do Porto de Lisboa.
Neste segmento, o mercado brasileiro teve um peso de 1,082 milhões de tonelada, o equivalente a 28% em relação aos granéis sólidos alimentares e 23% sobre o total de granéis sólidos movimentados em 2023.
A Intermodal South America é uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao sector da logística, dos portos e comércio externo, que decorre em São Paulo, no Brasil, de 5 a 7 de Março.
Agricultura e Mar