A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL ) informa que já está disponível o serviço de báscula para o transporte ferroviário. Este serviço abrange as necessidades dos clientes do Porto de Leixões e do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), “promovendo a eficiência e a optimização logística, aumentando a operacionalidade do transporte de mercadorias e contribuindo para um serviço mais sustentável”.
A báscula ferroviária, instalada pela APDL tem as seguintes características:
- Capacidade de pesagem: 60 toneladas por boggie
- Divisão: 20 kg
- Velocidade máxima de passagem s/ pesagem: 35 km/h
- Alimentação: 230V / 50Hz / 500VA
A báscula ferroviária, certificada pelo ISQ, apresenta funcionalidades abrangentes, incluindo a pesagem em menos de 1 minuto por vagão, a pesagem em ambos os sentidos, a detecção automática da posição do vagão a ser pesado e a integração de dados no sistema de informação da APDL, o 3PL WIS ,permitindo assim uma agilidade e fluidez da operação sem atrasos significativos no respectivo transporte, adianta uma nota de imprensa da APDL.
Com esta operação, a APDL “reitera a importância estratégica da ferrovia no transporte de mercadorias. A busca contínua por melhorias operacionais visa impulsionar a intermodalidade, facilitando e incrementando os movimentos de mercadorias de forma eficiente”.
Agricultura e Mar