Início / Agricultura / Governo dos Açores agenda acções de informação aos produtores agrícolas para 2024 e 2025

Governo dos Açores agenda acções de informação aos produtores agrícolas para 2024 e 2025

A secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores, através da Direcção Regional da Agricultura, pretende desenvolver, em 2024 e 2025, 36 acções de informação, destinadas aos produtores agrícolas da Região Autónoma dos Açores, sobre bem-estar animal e utilização sustentável dos produtos antimicrobianos, a realizar em todas as ilhas da Região.

Para o efeito, foi efectuado o convite para ajuste directo a cinco entidades habilitadas para o efeito, para a aquisição de serviços com vista à realização de acções de informação sobre bem-estar animal e utilização sustentável dos produtos antimicrobianos, pelo valor base de 43.848 euros, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Esta iniciativa acontece ao abrigo do “Programa de capacitação dos agricultores e de promoção da literacia em produção e consumo sustentáveis”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretendendo responder à Meta 1, que prevê que 2.000 Explorações agrícolas sejam beneficiárias de apoio técnico especializado ao abrigo do respectivo programa, acrescenta a mesma nota.

Bem-estar animal

Quanto às matérias abrangidas, no que respeita ao bem-estar animal, António Ventura, o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, frisou que os “Açores são a imagem de natureza e interacção perfeita entre a acção humana e o ambiente, sendo também um exemplo na criação de bovinos de forma natural e respeitadora dos mais elevados preceitos de bem-estar animal”.

“O bem-estar animal e o respeito pelos ciclos naturais da vida dos animais são uma das principais características na forma de vida dos agricultores açorianos na persecução da rentabilidade e excelência produtiva das suas explorações”, acrescentou.

“As preocupações actuais da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, no que concerne ao bem-estar animal, não são mais do que uma valorização de práticas e maneios que sempre pautaram a forma como se criam e se mantém bovinos no Açores”, justifica António Ventura.

Selo “Welfair Quality”

A certificação dos produtos das explorações agrícolas dos Açores com o selo “Welfair Quality” é uma estratégia de “valorização internacional da excelência dos produtos da Região, que se converterá em maior sucesso económico para as explorações bovinas”.

“A conclusão do processo de adaptação do Protocolo Welfair Quality à realidade açoriana colocou assim ao dispor dos bovinicultores insulares uma nova ferramenta de valorização da sua produção”, refere a mesma nota.

No que diz respeito à utilização sustentável dos produtos antimicrobianos, o objectivo é “sensibilizar e incentivar os agricultores, enquanto elemento fundamental na cadeia de produção de alimentos, à adopção das melhores práticas na utilização de antimicrobianos nos seus animais, uma vez que combater a resistência antimicrobiana é uma salvaguarda da saúde de todos”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.