O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou hoje, 4 de Dezembro, em Angra do Heroísmo, as obras de requalificação do entreposto frigorífico de São Mateus, destacando o papel do equipamento no valorizar e melhorar do rendimento da comunidade ligada às pescas.
“O entreposto é essencial em cada uma das nossas ilhas para valorizar o pescado, para potenciar não apenas a sua preservação, mas a manutenção da sua qualidade para, enquanto produto de mercado, não perder preço”, considerou o governante, que esteve acompanhado na cerimónia pelo secretário Regional do Mar e Pescas, Manuel São João.
O edifício do entreposto é pertencente à Lotaçor — Serviço de Lotas dos Açores, mas foi feito um contrato de comodato com a Associação Terceirense de Armadores, que promoveu a recuperação do edifício e dos equipamentos ali existentes, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
Investimento de 150 mil euros
O edifício estava desactivado há cerca de 15 anos – as obras orçaram os 150 mil euros, com uma comparticipação regional de 80% do valor global, e foram recuperadas as três câmaras frigoríficas e a máquina de gelo.
Na sua intervenção junto de dezenas de pescadores, o presidente do Governo lembrou que os Açores devem, “com diálogo e concertação”, ser liderantes a nível mundial no que diz respeito à sustentabilidade do mar.
“Temos de ser referência mundial e internacional nesta ideia de fazer bem”, em prol da “sustentabilidade do mar, o bem da biomassa e da biodiversidade marinha” existente nos Açores, considerou.
Aludindo às áreas marinhas protegidas, José Manuel Bolieiro foi peremptório: “vamos fazê-lo, como temos feito, com diálogo e concertação, mas com definição clara de que a estratégia é esta e não pode nem deve ser outra”. “E devemos fazê-lo não indo atrás dos outros, mas preferencialmente indo à frente, iluminando e inspirando aquilo que é, no plano nacional e europeu, a grande referência estratégica quanto à protecção do mar”.
Agricultura e Mar