O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou esta quarta-feira, 22 de Novembro, que o investimento na prevenção de incêndios rurais aumentou 11 vezes durante os seus mandatos, representando actualmente mais de metade das verbas destinadas ao combate aos incêndios.
“Em matéria de prevenção, aumentámos 11 vezes aquilo que são as verbas dedicadas, passando de 28 milhões para 328 milhões por ano na prevenção de incêndios rurais”, referiu o primeiro-ministro, acrescentando que a aposta na prevenção corresponde hoje a 61% do investimento anual no combate aos incêndios. António Costa falava na cerimónia que decorreu esta manhã, no Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar, destinada a assinalar a aquisição e entrega, à Força Aérea, de quatro meios aéreos para apoio ao combate aos incêndios, integralmente financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
As quatro aeronaves – dois helicópteros médios Black Hawk e dois helicópteros ligeiros Koala – são as primeiras de uma frota própria do Estado para combate aos incêndios. No total está prevista a aquisição de 11 helicópteros até 2025, um investimento de cerca de 70 milhões de euros financiado pelo PRR.
Também presente em Ovar, a ministra da Defesa, Helena Carreiras, sublinhou que o “papel das Forças Armadas é cada vez mais importante na prevenção e combate a incêndios”, bem como no “quadro das missões da protecção civil e de apoio militar a emergências civis”.
Agricultura e Mar