O último Relatório de Síntese da Economia das Explorações Agrícolas da União Europeia (UE) mostra que o rendimento médio das explorações agrícolas aumentou para 28.800 euros por trabalhador em 2021. O aumento ao longo da última década pode ser atribuído a um crescimento mais rápido do valor da produção do que o crescimento dos custos, conduzindo a um rendimento total por exploração agrícola mais elevado e a uma diminuição do número de trabalhadores agrícolas.
O relatório de síntese constata igualmente que quase todos os tipos de explorações registaram um aumento do rendimento em comparação com 2020 (13,6 %, em média), com excepção da criação de suínos e de aves de capoeira, refere uma nota de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
No entanto, adianta, apesar da descida dos preços e dos custos mais elevados, o rendimento das explorações especializadas na criação de suínos e de aves de capoeira continuou a ser o mais elevado (43.400 euros por trabalhador) em comparação com os outros sectores agrícolas.
As conclusões baseiam-se em dados recolhidos anualmente a partir de uma amostra de cerca de 80.000 explorações agrícolas representativas na UE e podem ser visualizadas no painel de dados FEO no portal de dados agroalimentares, aqui.
Pode ler o Relatório de Síntese da Economia das Explorações Agrícolas da União Europeia completo aqui.
Agricultura e Mar