A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com os seus parceiros, promovem no próximo dia 11 de Dezembro, no auditório principal daquela Escola, das 9 horas às 17h30, o workshop final do projecto InduForestFire – Metodologias Interdisciplinares para a Protecção de Zonas Industriais a Incêndios Florestais.
Financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, este workshop tem como objectivo principal apresentar e discutir os resultados e as recomendações técnico-científicas do projecto InduForestFire, que procuram apoiar decisões políticas relativamente à mitigação de incêndios de interface urbano-florestal, em específico, nas zonas industriais.
Gestão da vegetação
O workshop será igualmente um espaço de debate sobre a gestão da vegetação e segurança contra incêndios em áreas de interface urbano-florestal em Portugal e na Europa, refere uma nota de agenda da Agrária de Coimbra.
Para além dos aspectos relacionados com o comportamento do fogo e dos seus efeitos, serão discutidas ainda questões regulamentares, normativas e de fiscalização da gestão destas áreas.
O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia até ao dia 29 de Novembro, no site do projecto, aqui.
Por questões de capacidade do auditório, as inscrições estão limitadas a um número máximo de 125 participantes, sendo que as inscrições adicionais serão incluídas numa lista de espera, a aguardar eventuais desistências, adianta a mesma nota.
O projecto InduForestFire – PCIF/MOS/0129/2018 – é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e coordenado pelo Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra (componente estrutural), conjuntamente com a ESAC (componente florestal). São ainda parceiros do projecto, a CIM RC – Comissão Intermunicipal Região de Coimbra e a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.
Agricultura e Mar