“Estes 24,5 milhões de euros são um investimento essencial para a sustentabilidade agrícola, económica e social da região. A Barragem de Gebelim, além de reforçar Camba, vai permitir implantar um novo perímetro de rega, Vilar Chão/Parada, com cerca de 480ha, servindo mais 149 agricultores”, disse a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
A ministra Maria do Céu Antunes falava hoje, 27 de Outubro, em Alfandega da Fé, onde participou num almoço com autarcas e produtores locais, a que se seguiu a assinatura e homologação do contrato de construção da Barragem de Gebelim e a inauguração da telegestão do Regadio da Camba.
“Hoje é um bom dia. Concretizamos, em etapas diferentes, uma prioridade incontornável: o uso mais eficiente da água. Com o sistema de telegestão da Camba e mais armazenamento com Gebelim, Alfândega da Fé ilustra o papel determinante da agricultura na coesão territorial”, realçou ainda a ministra da Agricultura.
Barragem de Gebelim
A Barragem de Gebelim localizar-se-á na União das Freguesias de Gebelim e Soeima, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, NUT III Terras de Trás-os-Montes. Toda a albufeira (área inundada) resultante da sua construção desenvolver-se-á na freguesia de Gebelim.
A construção da barragem está prevista para a linha de água com o mesmo nome – Ribeira de Gebelim – a qual tem a particularidade de escoar ao longo de aproximadamente 7 km, de poente para nascente, sendo um afluente da margem direita da ribeira de Vale Pereiro, cujas cotas se situam entre os cerca de 1.070 m, nas cabeceiras e próximo dos 600 m, no local de implantação da barragem.
Agricultura e Mar