Início / Featured / Torre de menagem do Castelo de Beja reabre a 19 de Julho

Torre de menagem do Castelo de Beja reabre a 19 de Julho

O acesso à torre de menagem do Castelo de Beja reabre na próxima terça-feira, dia 19 de Julho, pelas 10h00. A cerimónia contará com a presença da directora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

“É com sentido do dever cumprido, que o Executivo Municipal informa que o Castelo de Beja voltar a estar em condições de ser visitado e desfrutado por todos os bejenses e visitantes da nossa cidade, como verdadeiro ‘mirante do Alentejo’ como lhe chamou Manuel da Fonseca”, pode ler-se num comunicado da autarquia.

A reabilitação da torre de menagem do Castelo de Beja, a mais alta da Europa, cujo custo ascende a cerca de 500 mil euros, representa um “passo emblemático no conjunto de obras em curso neste monumento”, adianta a mesma nota.

“Recorde-se que no início deste mandato, a torre de menagem encontrava-se interdita a visitas por motivos de segurança. Por outro lado, o estado de degradação da cobertura da torre de menagem e das escadas de acesso não conferiam as necessárias condições de segurança aos visitantes, decidindo-se avançar de imediato com a intervenção que agora se conclui”, diz a autarquia de Beja.

No dia 13 de Novembro de 2014, ruiu parte de um varandim da torre de menagem. Nesse mesmo dia, em reunião de emergência no local, o executivo, pela voz do seu presidente, assegurou que tudo faria, “para no mais breve curto espaço de tempo, reparar os danos e devolver ao País e à cidade a integridade do monumental Castelo de Beja”.

Definidas as metodologias de intervenção, contando para isso com o apoio técnico dos serviços da autarquia e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, o Município avançou para a recuperação do monumento e vem agora convidar todos para a reabertura deste grandioso monumento, desafiando os convidados a subir os seus 183 degraus desta imponente torre com 40 metros de altura.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

FilCork estima produção de 4,5 milhões de arrobas de cortiça em Portugal em 2024

Partilhar              A FilCork – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça estima uma produção de cortiça na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.