O Conselho Europeu de Investigação (CEI) anunciou hoje, 5 de Setembro, os vencedores da última ronda das suas subvenções de arranque. O financiamento — no valor de 628 milhões de euros — ajudará os investigadores que se encontram no início da sua carreira a lançarem os seus próprios projectos, a formarem as suas equipas e a desenvolverem as suas melhores ideias científicas.
O financiamento permitirá aos investigadores, por exemplo, estudar a atmosfera de Vénus para compreender melhor a habitabilidade fora da Terra, analisar os parasitas que provocam a malária ou investigar a forma como os algoritmos são utilizados no mundo do trabalho para supervisionar os trabalhadores, informa a representação da Comissão Europeia em Portugal.
A investigação financiada abrange todos os domínios de investigação, desde a física e a engenharia até às ciências da vida e às ciências sociais e humanas. Estima-se que esta nova ronda de bolsas crie cerca de 2.600 postos de trabalho para bolseiros de pós-doutoramento, doutorandos e outro pessoal de investigação.
Os vencedores deste concurso representam 44 nacionalidades e realizarão os seus projectos em universidades e centros de investigação de 24 Estados-membros da UE e países associados ao Horizonte Europa. Neste último convite, 2 696 candidatos apresentaram propostas e 14,8 % receberão financiamento. As investigadoras ganharam cerca de 4. % das subvenções, o que representa um aumento em relação aos 39 % de 2022.
Agricultura e Mar