A Vieira de Almeida (VdA), sociedade de advogados, com o apoio da VeraCruz — produtora de amêndoa na Beira Interior —, realiza amanhã, 7 de Setembro, a partir das 14h30 no Auditório Armando Sevinate Pinto, no CNEMA, em Santarém, um seminário dedicado à “Tecnologia e Digitalização na Agricultura 4.0”.
O encontro acontece no âmbito da AgroGlobal 2023 e arranca com uma apresentação da antiga líder do CDS e ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas, sobre “Visão global da digitalização do sector agrícola – desafios jurídicos”. Cristas integra a equipa da VdA desde 2022.
Segundo a organização do seminário, “as tecnologias emergentes estão a impulsionar o desenvolvimento de serviços, produtos e modelos de negócio transformadores e inovadores. A Inteligência Artificial, a robótica, big data analytics, blockchain, drones e sensores, bem como a biotecnologia e nanotecnologia e ainda a economia partilhada, estão a contribuir para uma maior produtividade agrícola e eficiência operacional”.
E adianta que “estas tecnologias permitem optimizar a utilização dos recursos, garantir a segurança alimentar, aumentar a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas agrícolas, essencial para fazer face aos desafios das alterações climáticas, do uso eficiente da água, da pegada de carbono, da escassez de recursos naturais, num contexto de aumento global da procura”.
Programa completo aqui.
Agricultura e Mar