Início / Agricultura / Portugal Fresh lança o desafio: 2.500 M€ de exportações de frutas, legumes e flores em 2030

Portugal Fresh lança o desafio: 2.500 M€ de exportações de frutas, legumes e flores em 2030

A Portugal Fresh — Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores, apresentou hoje, 6 de Setembro, na AgroGlobal, o Projecto Conjunto de Internacionalização para 2023-2025 que prevê a realização de missões empresariais e acções de prospecção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do sector. O objectivo é chegar a 2030 com exportações de 2.500 milhões de euros, com um investimento global de 1,562 milhões de euros.

Relembre-se que a AgroGlobal 2023, a principal feira agrícola ibérica voltada para profissionais, realiza-se de 5 a 7 de Setembro de 2023 no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projecto da Portugal Fresh prevê um investimento global de 1,562 milhões de euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O objectivo da Portugal Fresh é “reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030”.

Missões empresariais arrancam em 2024

As missões empresariais e acções de prospecção arrancam em 2024 e têm como foco os mercados dos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia (neste caso em 2025), avança a Portugal Fresh em nota de imprensa.

O projecto inclui a presença nas principais feiras internacionais da União Europeia, onde os maiores compradores de frutas e legumes do Mundo se encontram para encontrar os melhores fornecedores. “Tratam-se de acções chave e funcionam como plataforma de negociação com os 136 países para onde são exportados os produtos portugueses. Assim, a Portugal Fresh levará as empresas nacionais à Fruit Attraction (2023 e 2024), à Fruit Logistica (2024 e 2025) e à IPM Essen (2024 e 2025)”, acrescenta a mesma nota.

Para partilhar conhecimento útil aos seus associados, a associação irá também “reforçar a sua presença no digital, com a publicação de vídeos e dashboards com informação actualizada sobre a evolução das exportações. Além das acções previstas no projecto, a Portugal Fresh continuará a dar resposta a pedidos de parceiros e potenciais clientes para visitarem a produção em Portugal ou promover visitas a mercados de destino”.

Mais de 2.000 milhões de euros em 2022

Em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros. Já este ano, entre Janeiro e Junho, as vendas internacionais cresceram 8,3%, atingindo um total 1.037 milhões de euros. Esta foi a primeira vez que, num primeiro semestre, as exportações ultrapassam a barreira dos mil milhões de euros.

Para a Portugal Fresh, os números alcançados “são o resultado de mais de uma década de investimento, não só na promoção internacional, mas também em inovação, tecnologia e sustentabilidade”.

A Portugal Fresh foi fundada em 2010 e tem como principal objectivo a promoção nacional e internacional das frutas, legumes e flores de Portugal. Com cerca de 100 associados, fruto de um importante movimento de agregação dos principais operadores nacionais do sector, representa 40% do valor da produção de fruta, legumes e flores e mais de 4.500 produtores.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

DGAV actualiza Zona Demarcada para Xylella fastidiosa na Covilhã

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que actualizou a Zona Demarcada para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.