Início / Agricultura / Ninho de Vespa Asiática encontrado e destruído no concelho de Almeida

Ninho de Vespa Asiática encontrado e destruído no concelho de Almeida

O Município de Almeida foi informado, no passado dia 7 de Agosto 2023, sobre a existência de um possível ninho de Vespa Velutina, mais conhecida por Vespa Asiática, na freguesia de Malhada Sorda. Após deslocação dos serviços da Divisão do Ambiente e Protecção Civil ao local, confirmou-se de que se tratava de um ninho de Vespa Asiática.

O Município, em colaboração com a Junta de freguesia de Malhada Sorda informa que, já procedeu à sua destruição, segundo uma nota de imprensa da autarquia de Almeida.

E solicita a colaboração de toda a população para que “se avistar este tipo de ninhos, não os destrua. Deve contactar de imediato o Gabinete de Protecção Civil do Município de Almeida, através do número 271 571 125″.

Vespa asiática

A Vespa velutina nigrithorax, designada por Vespa velutina, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).

Na época da Primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes. Na apicultura trata-se de uma espécie carnívora e predadora das abelhas; para a segurança pública, não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agripreneurship. Nestlé Portugal partilha conhecimentos sobre agricultura regenerativa com estudantes universitários

Partilhar              A Nestlé Portugal organizou, pelo terceiro ano consecutivo, o Agripreneurship Bootcamp, que contou com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.