O Grupo Campicarn, líder nacional da indústria da carne de bovino em Portugal, “determinado a promover uma política de valorização do emprego jovem”, formalizou a sua adesão ao Pacto para Mais e Melhores Empregos para os Jovens no passado dia 10 de Julho, no decorrer da segunda reunião do Pacto, que se realizou no Palácio de Belém e que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Com esta parceria, o Grupo Campicarn compromete-se, até 2026 e através de um conjunto de metas fixadas, a reforçar a aposta em diversos indicadores, nomeadamente: a contratar e a reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade para os jovens e a formar, desenvolver e a dar voz aos jovens no seio das suas organizações, refere uma nota de imprensa da empresa.
Helena Martins, administradora do Grupo Campicarn, sublinha que esta adesão “eleva o compromisso de responsabilidade económica e social das nossas organizações, sendo uma honra associar o Grupo Campicarn a uma causa tão nobre quanto a valorização e emancipação dos jovens”.
Por seu lado, Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves, realça que o Pacto “é um acordo muito importante para o País, que une as empresas e entidades públicas para responder a uma realidade com que o País se debate há demasiados anos: a vulnerabilidade do emprego dos jovens, mesmo dos mais qualificados. A nossa expectativa é que deste compromisso resulte a criação de soluções para uma mudança estrutural que contrarie o actual estado das coisas, e que promova uma resposta às necessidades e aos anseios dos jovens portugueses que querem encontrar no nosso país as condições que ambicionam para uma progressão profissional e dignidade pessoal”.
A iniciativa decorre do “Livro Branco Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, apresentado em Dezembro de 2022, é promovida pela Fundação José Neves e pelo Governo, através da Secretaria de Estado do Trabalho e para além do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, conta ainda como entidades associadas ao Pacto a Associação Business Roundtable Portugal, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e o Observatório do Emprego Jovem, que é responsável pela monitorização do Pacto.
Campicarn
A Campicarn foi criada em 1987 por Manuel Martins e é hoje uma das maiores empresas do sector da indústria alimentar, sendo líder da indústria da carne de bovino em Portugal.
Mantendo o cariz familiar e apostando na verticalização do negócio, a sede do grupo empresarial, bem como a sua principal unidade industrial, permanece em Vila Nova de Famalicão. Porém, a sua actividade está distribuída por todo o território nacional, valorizando nos últimos anos o interior do País.
O Grupo Campicarn fechou o ano de 2022 com um volume de negócios na ordem dos 170 milhões de euros, assentando o seu propósito na responsabilidade social, económica e ambiental.
Agricultura e Mar