Início / Agricultura / Bruxelas obriga Portugal a devolver 18 milhões do Proder por utilizar

Bruxelas obriga Portugal a devolver 18 milhões do Proder por utilizar

O anterior programa de apoio ao investimento agrícola (Proder) não foi totalmente executado, obrigando a devolver 18 milhões de euros a Bruxelas, afirma o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

“Os dados que acabam de ser enviados para Bruxelas, depois de apuradas as contas, dizem que Portugal vai ter de devolver 18 milhões de euros que não foram utilizados”, afirmou o ministro em declarações à Lusa, após uma audição na comissão parlamentar de Agricultura e Mar. “Um desperdício do qual tenho muita pena, porque no contexto em que o País vive fazem muita falta”, lamentou, segundo consta no site da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal.

O Proder vigorou entre 2007 e 2013, mas tinha mais dois anos para gastar as verbas disponíveis, pelo que só foi efectivamente fechado no final do ano passado.

Quanto ao actual Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que entrou em vigor em 2014 e se estende até 2020, adiantou que foram já executadas, ou seja, pagas aos promotores dos projectos, 18% das verbas disponíveis e que pretende executar este ano 600 milhões de euros de despesa pública, dos quais 90 milhões correspondentes à comparticipação nacional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.