O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, tornou público que vai apresentar aos parceiros, “nos próximos dias”, a reprogramação do PDR 2020, que foi desenhado pelo anterior Governo, que terá depois de ser submetida e aprovada por Bruxelas.
Entre as medidas que vão sofrer alterações incluem-se o aumento dos apoios aos pequenos agricultores, que passam de 25 mil euros para 40 mil euros, e o aumento do prémio para instalação de jovens agricultores, que passa de 15 para 20 mil euros.
“Não vamos revolucionar, iremos introduzir pequenos ajustamentos”, explicou à Lusa, prevendo que as mudanças possam entrar em funcionamento em Outubro.
“O nosso objectivo é, em cada ano, executar 100% da dotação anual e ir, nos anos seguintes, recuperando aquilo que nos dois anos anteriores não foi executado, uma vez que em 2014 a execução foi zero e em 2015 foi apenas de 12%”, referiu Capoulas Santos.
O governante estimou que a execução do programa vai acelerar em Outubro, altura em que são feitos os pagamentos das medidas agro-ambientais, que são das que têm mais peso no orçamento disponível, cerca de 20% da dotação anual.
Agricultura e Mar Actual