A entrega dos Prémios Lynxconnect, pela distinção da conservação do lince-ibérico, foram entregues ontem, 28 de Abril, durante a 39ª Ovibeja, uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, que se realiza em Beja de 27 de Abril a 1 de Maio
Os prémios reconhecem organizações, instituições e indivíduos que deram uma contribuição notável para a preservação e conservação do lince-ibérico (Lynx pardinus) em Portugal e em Espanha, sendo atribuído um prémio por cada área geográfica do trabalho do Projecto LIFE-Natureza e Biodiversidade “Criação de uma metapopulação genética e demograficamente funcional do lince-ibérico (Lynx pardinus)”: Portugal, Múrcia, Castilla-La Mancha, Extremadura e Andaluzia.
Os destinatários dos prémios, informa o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, são cinco e foram propostos pelos parceiros do projecto:
Portugal
Sociedade Agrícola Parreira Cano
- Pela atitude favorável, cooperante e desinteressada, evidenciada pelos respectivos sócios, relativamente à presença de exemplares de lince-ibérico nesta propriedade, pelo menos desde 2016, e actuação colaborativa perante a necessidade de acesso frequente à mesma, por parte dos Técnicos e Vigilantes da Natureza da DRCNF-Alentejo do ICNF, para efectuarem as operações inerentes à monitorização e seguimento dos linces aí naturalmente estabelecidos.
Região de Múrcia
“À Sociedade da Região de Múrcia”
- Pelo apoio geral demonstrado ao projecto Life Lynxconnect e, em particular, à reintrodução do lince na Região de Múrcia, expresso através dos inquéritos realizados, das opiniões expressas na imprensa e nas redes sociais, e pelo acolhimento e sentimento geral positivos que foram espontaneamente transmitidos por grupos sociais da mais diversa natureza e por cidadãos individualmente.
Extremadura
AMUS — Acção para o Mundo Selvagem
- Pelo trabalho na conservação de espécies e habitats naturais. Em particular, pela sua atitude favorável, colaborativa e altruísta em relação ao projecto Life Lynxconnect.
Andaluzia
Herdade Arenillas
- Pela atitude favorável demonstrada pelos proprietários em relação à presença de exemplares de lince-ibérico nesta herdade, e pela sua colaboração com os técnicos e equipa de monitorização do Projecto Life Lynxconnect na realização das operações inerentes à vigilância e monitorização do lince aí estabelecido.
Castilla-la-Mancha
Agentes Ambientais da Junta de Castilla-La Mancha
- Pelo seu meritório trabalho na conservação do lince-ibérico e pela sua colaboração e apoio incondicional ao Projecto Life Lynxconnect.
Saiba mais sobre o
- Projecto Life Lynxconnect aqui.
Agricultura e Mar