Início / Agricultura / Azeite Saloio conquista ouro no concurso New York International Olive Oil Competition 2023

Azeite Saloio conquista ouro no concurso New York International Olive Oil Competition 2023

O New York International Olive Oil Competition promovido pelo maior portal de noticias do sector a nível mundial – Olive Oil Times — anunciou durante o mês de Abril os grandes vencedores do mais impactante e conhecido concurso de azeites do Mundo. Nesta competição o azeite Saloio Selectum foi distinguido com uma medalha de ouro, o nível máximo de pontuação.

A distinção do azeite, produzido e comercializado pelo Grupo SICA — Sociedade Industrial e Comercial de Azeites/Est. Manuel da Silva Torrado, foi alcançada na categoria de “frutado médio” através de um azeite virgem extra de variedade Picual, produzido num lagar da empresa em Serpa (Alentejo). Este azeite provém de azeitonas de um olival próprio, de compasso intensivo e laboradas numa fase precoce da campanha passada, em Outubro de 2022.

Nas notas de prova do concurso, os provadores destacaram no azeite uma sensação aromática e gustativa a amêndoa verde, banana, erva fresca, pimenta e folha de tomate, avança uma nota de imprensa do produtor, realçando que este “é o maior e um dos mais prestigiados concursos de qualidade de azeite do Mundo, sendo que este ano contaram com cerca de 1.200 concorrentes provenientes de 28 países”.

Esta é a segunda vez que o Azeite Saloio é distinguido nesta competição, depois de ter alcançado a medalha de prata em 2020.

A Saloio é uma marca centenária, comercializada desde 1878 e com alta notoriedade um pouco por todo o Mundo, especialmente nos mercados onde as comunidades portuguesas se implementaram no passado: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, etc.. O azeite é produzido exclusivamente no Alentejo, nos lagares da empresa em Estremoz e Serpa.

Saiba tudo sobre o concurso aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

APDL promove Via Navegável do Douro e Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões na BTL

Partilhar              A APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo participa na 34.ª …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.