A Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo sublinha a importância da contratualização de seguro de colheita para as áreas de milho grão e silagem na campanha de 2023.
“As alterações climáticas são identificadas como uma das principais ameaças que o sector agrícola nacional enfrenta. Os elevados prejuízos que a tempestade Leslie provocou na zona Centro em 2018, com especial incidência na região do Mondego, estão ainda na memória de todos nós produtores de milho”, realça a Associação em nota de imprensa.
Ciente do impacto que estes “fenómenos extremos podem ter na competitividade económica dos produtores nacionais e considerando a reduzida expressão que os seguros têm na conta de cultura do milho, a Anpromis recomenda vivamente a contratualização do seguro de colheitas tanto para o milho grão como para o milho silagem”, acrescenta a mesma nota.
Pode consultar as tabelas de produtividades de referência, aqui, e as tabelas de preços de referência, aqui, recentemente publicadas pelo GPP — Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura.
Agricultura e Mar