O Anuário Agrícola de Alqueva entrou na sua sétima edição e já se encontra disponível no site da EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva.
Este documento pretende “fornecer um quadro, tão claro quanto possível, no que diz respeito aos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, por forma a auxiliar os agricultores, técnicos e investidores que queiram desenvolver e/ou estudar actividades agrícolas sustentáveis, na região”, refere uma nota de imprensa da EDIA.
O Anuário Agrícola de Alqueva 2022 sistematiza informação das várias culturas e variedades com potencial agrícola em Alqueva, a sua rentabilidade económica, bem como análises às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.
O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), em 2022, contou com uma área infra-estruturada de 130.000 hectares, mais 10 mil que no ano anterior, e que correspondem aos novos blocos de rega de Évora, Viana do Alentejo e Cuba/Odivelas, acrescenta a mesma nota.
A elaboração deste documento resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do sector.
Foram também consultados dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da Agricultura.
Avança ainda a EDIA que “o presente trabalho, tendo em conta o tipo de variáveis em causa, é objecto de actualizações periódicas, por forma, a incorporar as alterações que se vierem a verificar”. Um dos instrumentos utilizados neste trabalho, que possibilita a determinação da aptidão agronómica para uma determinada cultura, é o programa Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural (SISAP).
Pode consultar o Anuário Agrícola de 2022 aqui.
Agricultura e Mar