Início / Agricultura / Agropecuária do Grupo Campicarn certificada em bem-estar animal para produção de bovinos e ovinos

Agropecuária do Grupo Campicarn certificada em bem-estar animal para produção de bovinos e ovinos

O Grupo Campicarn, “comprometido com a produção ética e sustentável no sector agropecuário”, viu recentemente a suas explorações de bovinos, localizada em Águeda, e de ovinos, localizada no Sabugal, serem reconhecidas como estando de acordo com as melhores práticas de bem-estar animal definidas pela Welfare Quality e AWIN (WQ8).

Homologadas pelo IRTA (Institute of Agrifood Research and Technology), em colaboração com o Neiker (Basque Institute for Agricultural Research and Development) e com certificados emitidos pela Certis — Controlo e Certificação, esta certificação “reforça o compromisso do Grupo Campicarn para com o respeito para com os animais, disponibilizando os melhores cuidados desde o nascimento ao abate, fornecendo, por essa via, produtos de origem animal mais éticos assentes em processo de boas práticas de bem-estar animal, ética, sustentabilidade e melhoria contínua em todas as suas áreas de actuação”.

A distinção formal de atribuição dos respectivos Certificados de Conformidade, ocorreu esta segunda-feira, 13 de Março, com a entrega dos mesmos pelo administrador da Certis, Joaquim Marçal, ao presidente do Grupo Campicarn, Manuel Martins, que destacou o papel da Terragados, empresa do grupo para o sector agropecuário, pelo “trabalho extraordinário de respeito pela vida animal, garantindo o bem-estar e a sanidade dos animais através da aplicação de rigorosos protocolos nas suas explorações”.

O encontro de entrega dos Certificados de Conformidade em Bem-estar Animal contou também com a presença de Helena Martins, administradora do Grupo Campicarn, e Fábio Almeida, Técnico de Avaliação de Certificação e Controlo da Certis.

A certificação Bem-estar Animal – Welfair é atribuída com base na observação directa dos animais, mediante a avaliação de 4 princípios: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado. Garante ainda que existe uma aplicação rigorosa de um conjunto de medidas normalizadas e consensuais a nível europeu, que garantem o bem-estar animal, realça o Grupo Campicarn em nota de imprensa.

Em termos formais, a certificação Bem-estar Animal – Welfair foi atribuída pela Certis à Terragados – Exploração Agropecuária, no âmbito da actividade de engorda de bovinos desenvolvida na sua exploração localizada em Vale do Lobo, Aguada de Cima, Águeda (marca de exploração PTJA22T) e de engorda de borregos desenvolvida na Quinta do Coito, Aldeia de Santo António, Sabugal (marca de exploração PTMN8BT).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE instaura 30 processos de contra-ordenação em talhos

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou 163 operadores económicos, com instalações …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.