A Comissão comprometeu-se a lançar, em 2023, um Observatório do Mercado dos Fertilizantes da União Europeia (UE). Por isso, publicou, no dia 16 de Março, o convite à apresentação de candidaturas com vista ao lançamento formal do grupo de peritos antes do Verão de 2023. O convite está aberto até 4 de Abril.
Este novo observatório seguirá o modelo dos observatórios do mercado já existentes para vários sectores agrícolas, nomeadamente o leite, as culturas e a fruta e produtos hortícolas, explica uma nota de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
As organizações representativas das partes interessadas de, pelo menos, 10 Estados-membros da UE e activas na UE nas cadeias de abastecimento de fertilizantes são convidadas a candidatar-se (ver aqui). O observatório, presidido pela Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DG AGRI), será composto por um máximo de 20 membros nomeados por um período de cinco anos.
Entre outras tarefas, terá a incumbência de prestar informações em primeira mão, incluindo dados, sobre a situação do mercado dos fertilizantes, bem como sobre os factores que o afectam, e procederá ao intercâmbio de experiências e de boas práticas.
“Os fertilizantes desempenham um papel significativo na segurança alimentar. Na sequência da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, a segurança alimentar mundial e os preços dos alimentos estão a ser afectados por uma crise geral dos fertilizantes minerais e da energia”, adianta a mesma nota.
Neste contexto, a Comissão Europeia apresentou, no final do ano passado, uma vasta gama de acções e orientações para fazer face aos desafios imediatos e reduzir as nossas dependências. “É necessário reforçar a resiliência e a sustentabilidade dos nossos sistemas alimentares a médio e longo prazo, garantindo simultaneamente a produção”.
Agricultura e Mar