O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, assinalando o Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de Março, convida todos os amantes da natureza a participar no passeio interpretativo “Pinhal da Praia das Pedras Negras e natureza envolvente”, agendado para domingo 19 de Março, na Mata Nacional de Leiria (Marinha Grande).
Esta visita de campo terá duas guias com fortes ligações ao Pinhal do Rei, desde a sua juventude: Anabela Marisa Azul, bióloga e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e Sofia Quaresma, bióloga da Ordem dos Biólogos – Direcção Regional Norte.
Com duração de três horas (das 10 às 13 horas) e dificuldade baixa, a actividade divide-se em dois momentos. Terá início no Pinhal da Praia das Pedras Negras, onde serão observadas as interacções entre plantas, animais, fungos e bactérias e o meio envolvente, assim como abordado o uso cultural da floresta pela comunidade.
A segunda parte implica uma deslocação de carro de 6 km (ou 10 minutos) até à zona das Dunas do Samouco. Lá inicia-se a descoberta das areias, a sua história e evolução. “Convida-se a descobrir a fauna e a flora deste ecossistema costeiro, onde se encontram espécies importantes como a camarinha e ainda se preservam vestígios do samouco, característico da floresta laurissilva”, refere uma nota de agenda do Centro Pinus.
No final, todos os participantes são convidados a levar a sua merenda e a continuar a desvendar a natureza e outros conhecimentos sobre o Pinhal do Rei, na companhia das guias deste passeio num piquenique na Foz do Rio Lis.
A participação é gratuita com inscrição obrigatória, aqui, para recepção do local de encontro.
Este evento tem o apoio do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, da Ordem dos Biólogos – Direcção Regional Norte, do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do município da Marinha Grande.
Programa:
10h00 Ponto de encontro no parque de estacionamento da Praia das Pedras Negras
10h15 Contexto da actividade e início do passeio
10h30 Ponto 1: Pinhal-Bravo: interacções biológicas e uso cultural pela comunidade
Deslocação de carro até segundo ponto
12h00 Ponto 2: Areias de vida, história e evolução na Praia do Samouco
12h30 Reflexões para a preservação dos ecossistemas costeiros
13h00 Fim do passeio
Piquenique na Foz do Rio Lis (opcional e a cargo do participante)
Agricultura e Mar