O Novo Banco celebrou um contrato de financiamento no valor de 300 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI), destinado ao financiamento de projectos promovidos por pequenas e médias empresas (PME), MidCaps (empresas de maior dimensão empregando entre 250 a 3.000 trabalhadores) e entidades do sector público. O contrato de financiamento foi hoje, 10 de Março, assinado em Lisboa.
Esta nova linha visa apoiar projectos de investimento até 25 milhões de euros, em sectores elegíveis, a levar a cabo por PME e MidCaps estabelecidas principalmente em Portugal, explica uma nota de imprensa do banco.
E acrescenta que vai “permitir dar resposta às suas necessidades de fundo de maneio, liquidez e investimento, no contexto de crise energética, inflação e subida das taxas de juro, que pode impactar severamente a recuperação da economia portuguesa no pós-pandemia”.
Apoio a investimentos verdes
Uma parte relevante deste financiamento (30%) vai estar dedicada ao financiamento de investimentos sustentáveis (“verdes”), principalmente nas áreas da mobilidade inteligente, energias renováveis, agricultura sustentável e indústria.
Com esta nova linha, o Novo Banco “reforça a sua posição como um importante agente na disponibilização de empréstimos globais do BEI destinados ao financiamento da economia portuguesa, alcançando um valor acumulado de 1.926 milhões de euros”, frisa a mesma nota.
Este novo instrumento “reveste-se de particular importância porque permite o acesso das PME e MidCaps portuguesas a condições de financiamento mais favoráveis e a fontes adicionais de financiamento sustentável, promovendo assim a criação de emprego e o crescimento da economia e dando continuidade à estratégia de apoio ao tecido empresarial português que o Novo Banco tem vindo a seguir”.
Agricultura e Mar