“Se planeia para dez anos, plante uma árvore. Mas se planeia para cem anos, eduque uma criança”. São palavras do pensador chinês Confúcio, mas servem também de premissa para a estratégia de consciencialização ambiental do Município da Póvoa de Varzim.
Exemplo disso mesmo é a acção, realizada no sábado de manhã, 4 de Março, no âmbito do projecto Futuro promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Foram mais de 200 os voluntários do concelho, de todas as idades e alguns dos quais pertencentes à Bolsa Concelhia de Voluntariado , que participaram na iniciativa, em São Pedro de Rates. Ao todo, foram plantadas árvores/arbustivas carvalho-alvarinho, medronheiro, amieiro, bétula, aveleira, gilbardeira, entre outras espécies nativas características dos habitats florestais e de linhas de água, explica uma nota de imprensa da autarquia.
Bosque nativo
O espaço com cerca de 1 hectare será transformado, assim, em bosque nativo para atrair mais fauna e flora nativa, contribuindo para melhorar as condições do solo, recuperar a paisagem e promover o equilíbrio do ecossistema da nossa região, realça a mesma nota de imprensa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, esteve presente nesta acção voluntária de plantação que assinalou, ainda, o nascimento da iniciativa “Póvoa em Transição”, mais um passo dado pelo Município da Póvoa de Varzim ao nível do combate às alterações climáticas.
Agricultura e Mar