Início / Agricultura / Póvoa de Varzim promove plantação de 840 árvores nativas na Vila de São Pedro de Rates

Póvoa de Varzim promove plantação de 840 árvores nativas na Vila de São Pedro de Rates

“Se planeia para dez anos, plante uma árvore. Mas se planeia para cem anos, eduque uma criança”. São palavras do pensador chinês Confúcio, mas servem também de premissa para a estratégia de consciencialização ambiental do Município da Póvoa de Varzim.

Exemplo disso mesmo é a acção, realizada no sábado de manhã, 4 de Março, no âmbito do projecto Futuro promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Foram mais de 200 os voluntários do concelho, de todas as idades e alguns dos quais pertencentes à Bolsa Concelhia de Voluntariado , que participaram na iniciativa, em São Pedro de Rates. Ao todo, foram plantadas árvores/arbustivas carvalho-alvarinho, medronheiro, amieiro, bétula, aveleira, gilbardeira, entre outras espécies nativas características dos habitats florestais e de linhas de água, explica uma nota de imprensa da autarquia.

Bosque nativo

O espaço com cerca de 1 hectare será transformado, assim, em bosque nativo para atrair mais fauna e flora nativa, contribuindo para melhorar as condições do solo, recuperar a paisagem e promover o equilíbrio do ecossistema da nossa região, realça a mesma nota de imprensa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, esteve presente nesta acção voluntária de plantação que assinalou, ainda, o nascimento da iniciativa “Póvoa em Transição”, mais um passo dado pelo Município da Póvoa de Varzim ao nível do combate às alterações climáticas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.