Início / Empresas / Madeira: remodelação da Central da Serra de Água “é referência nacional do PRR”
Fotos: Governo da Madeira

Madeira: remodelação da Central da Serra de Água “é referência nacional do PRR”

A obra da EEM — Empresa de Electricidade da Madeira de “Remodelação da Central Hidroeléctrica da Serra de Água”, adjudicada por 15,38 milhões euros, “é uma referência a nível nacional na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, garante o Governo Regional da Madeira.

O Secretário Regional dos Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Fino, visitou as três frentes da obra de “Remodelação da Central Hidroeléctrica da Serra de Água” — Câmara de Carga, acessos para a Conduta Forçada e Edifício da Central —, por forma a inteirar-se do andamento e da evolução dos trabalhos, que arrancaram em Outubro de 2022.

Numa altura em que “o cumprimento atempado do PRR gera preocupação a nível europeu, o bom desenrolar desta empreitada”, inserida no projecto regional de “Aumento da capacidade de produção de energia com base na fonte hídrica” e classificada na categoria da Transição Climática, “tem merecido o reconhecimento de várias personalidades que a têm visitado, como Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência, e Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal”, avança fonte institucional do Executivo madeirense.

E garante que “aquele que é o maior investimento regional do PRR, decorre a bom ritmo”, apresentando uma execução financeira de 1.177.112 euros, correspondendo às intervenções em curso no reforço estrutural da câmara de acumulação, na criação de acessos aos maciços da conduta forçada e na reabilitação do edifício da central. Este investimento tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2024.

A Central Hidroeléctrica da Serra de Água foi a primeira central hidroeléctrica construída pela Comissão de Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, inaugurada no dia 3 de Maio de 1953, tendo produzido, nos seus quase 70 anos de actividade, cerca de 1000 GWh de energia eléctrica de origem renovável. Esta infra-estrutura beneficiará agora de um aumento da potência instalada de 5,2 MW para cerca de 10,8 MW.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.