Início / Featured / Embaixadores da UE vistam Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines

Embaixadores da UE vistam Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines

A aicep Global Parques recebeu dia 7 de Fevereiro em Sines os Embaixadores da União Europeia (UE) em Lisboa no âmbito da Presidência UE da Suécia. A visita teve como objectivo dar a conhecer à comitiva o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines com particular ênfase no seu papel na transição energética e digital do País de forma a estarem habilitados a promover o investimento e o relacionamento entre as empresas dos respectivos países e Portugal.

A sessão decorreu na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines e contou com uma apresentação da ZILS, por Isabel Caldeira Cardoso, vice-presidente da aicep Global Parques, do Porto de Sines, por Duarte Lynce de Faria, administrador executivo da Administração do Porto de Sines e, com o tema “why Portugal?”, pela directora de angariação da Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portuga, Philomène Costa Dias. A sessão contou com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz e da presidente do conselho de administração da aicep Global Parques, Rita Araújo.

A ZILS é o maior parque empresarial de Portugal, com mais de 3.000 hectares, contíguo ao Porto de Sines e formando com esta entidade um hub intercontinental logístico, energético e de telecomunicações, onde se desenvolvem, atualmente, grandes investimentos empresariais no âmbito da produção de hidrogénio, amónia e indústria verdes, bem com a construção de um dos maiores centros de dados verde da Europa, e para onde se perspetivam a curto/médio prazo grandes projetos nos três verticais referidos – Logística, Energia e Indústria verdes e Digital completando um valor total de mais de 25.000 milhões de euros.

Em paralelo foi apresentada à Comitiva de Embaixadores da UE a dinâmica dos investimentos que se prevêem no Porto de Sines com a expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) e a construção do 2º Terminal de Contentores de Sines (Terminal Vasco da Gama), obras que representam um investimento total de mais de 1.200 milhões de euros e permitirão um aumento da capacidade de manuseamento de contentores de 2,3 milhões para 7,6 milhões/ano, realça a aicep Global Parques.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.