A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que com a melhoria das condições de mar e sob a sua responsabilidade, as dragagens de manutenção em São Martinho do Porto “estão a decorrer, com o objectivo de melhorar as condições de segurança marítima na entrada e no interior da baía”.
E acrescenta que “o prazo de execução remanescente é de 10 dias, caso se verifiquem condições de mar que permitam a continua realização dos trabalhos e o transporte dos dragados até à zona de imersão. Estes trabalhos enquadram-se no contrato plurianual de dragagens para os portos do centro de Portugal”.
Explica ainda a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos que esta operação contempla a dragagem de 74.000 m3 de sedimentos da barra, canal de entrada e bacias de estacionamento, variando entre as cotas -4 e -1 m (ZH).
Os sedimentos a dragar enquadram-se na classe 1, prevendo-se a sua imersão na zona de deriva litoral, na mesma área definida no Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo (PSOEM), para deposição de sedimentos provenientes do porto da Nazaré.
Agricultura e Mar