O Food4Sustainability Academy (F4S Academy) inicia já em Fevereiro quatro ciclos de webinars para a criação de sistemas alimentares de emissões neutras e capazes de criar valor para toda a cadeia alimentar. Como já é hábito, sempre às quintas-feiras, das 16h00 às 17h30 (hora de Lisboa).
Os webinars são “uma forma prática de disseminar conteúdos académicos e casos práticos da nova realidade pretendida para uma Europa neutra em termos de emissões de carbono, em 2050”, refere a organização.
Proteínas sustentáveis
O primeiro ciclo discute o tema das proteínas sustentáveis. O que são afinal proteínas e como contribuem para a saúde humana? Ao longo da história as proteínas sempre suscitaram interesse por parte dos consumidores, no entanto, o equilíbrio entre o seu consumo e bem-estar humano foi ao longo dos séculos um tema de debates acesos, acrescenta o Food4Sustainability.
Ao mesmo tempo, actualmente, cientistas ambientais apontam para a necessidade de uma alteração da dieta do mundo ocidentalizado advogando maiores proporções maiores de proteínas vegetais. Neste ciclo, será dado principal enfoque ao passado e futuro das (novas) proteínas, o papel dos 9 aminoácidos essenciais e a sua integração na dieta mediterrânea. Proteínas com origem em desperdício alimentar, cultivadas em laboratório e o papel dos insectos serão alguns dos estudos de caso abordados.
Excessivo consumo de proteína animal
Por outro lado, a realidade europeia mostra um excessivo consumo de proteína animal havendo incentivo à intensificação da sua produção. Paralelamente à saúde humana levanta-se a questão ambiental, a pecuária contribui com 14,5% das emissões mundiais de Gases de Efeito Estufa (GEE). Reduzir os GEE, e especialmente as emissões de metano, é uma prioridade urgente. Como tal, este ciclo pretende discutir estudos práticos da alimentação de ruminantes que contribuem para uma baixa emissão de GEE.
Boas práticas na produção de proteínas e a produção pecuária têm repercussões directas na capacidade de se gerarem os serviços ecossistémicos essenciais ao bom funcionamento do sistema alimentar. Se não levarmos em conta os nossos recursos naturais e respeitarmos o meio ambiente, colocamos em risco a segurança e acessibilidade dos sistemas alimentares. O 3º ciclo discute as melhores práticas ambientais nos sistemas agroalimentares, com foco na conservação e gestão sustentável dos solos. Qual o papel da aquaponia na preservação dos ecossistemas? Será que melhores práticas ambientais pressupõem mais criação de alimento em sistemas humanamente controlados?
As práticas ambientais ligam-se intimamente com o solo e a sua microbiologia. Esta ligação, entre a microbiologia do solo e o papel que esta desempenha no microbioma intestinal – através da nutrição funcional – é de grande importância, desempenhando um papel nas doenças crónicas. Alimentos produzidos de uma forma mais sustentável têm de facto repercussões na saúde e no bem-estar humano?
Para ver respondidas estas e outras questões, ou caso queira sugerir as suas próprias questões aceda aqui e inscreva-se nos ciclos de webinars Food4Sustainability Academy de 2023.
Agricultura e Mar