O Santander Totta é o parceiro oficial do Navio Escola Sagres – Casa de Portugal aos Jogos Olímpicos Rio 2016, com partida marcada de Lisboa para o Rio de Janeiro para amanhã, dia 21 de Junho. Os Jogos Olímpicos decorrem entre os dias 5 e 21 de Agosto.
O Santander Totta “é o principal banco a manter há vários anos uma estreita relação comercial e institucional com a Marinha Portuguesa. Esta relação tem permitido o patrocínio a diversas actividades da Marinha Portuguesa, nomeadamente da Escola Naval, das Jornadas do Mar e de diversas viagens do Navio Escola Sagres”, diz fonte institucional do banco.
A associação ao Navio Escola Sagres – Casa de Portugal nos Jogos Olímpicos Rio 2016 surge na sequência desta “ligação intensa do Banco Santander Totta à Marinha Portuguesa. Através deste compromisso, o banco junta-se a um restrito grupo de parceiros do Navio Escola Sagres nesta sua missão olímpica”, acrescenta a mesma fonte.
O evento de partida do Navio Escola Sagres servirá para proceder à entrega da bandeira nacional que Portugal utilizará na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 pelo Chefe da Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e pelo Atleta Porta-estandarte ao Comandante do Navio Escola Sagres.
Pretende-se que o navio seja um espaço de promoção de Portugal, da língua portuguesa e da sua cultura, assim como uma plataforma de divulgação da excelência do tecido empresarial nacional, através da promoção das empresas e dos produtos nacionais. Desta forma, está prevista a realização diária de eventos, assim como a presença regular de atletas da Missão Olímpica Portuguesa para convívio com os visitantes da Casa de Portugal e simultaneamente para contactos entre eles e a comunicação social que fará a cobertura mediática dos Jogos Olímpicos.
“Esta é uma oportunidade única de promoção do país e da nossa língua naquela que será a primeira edição de sempre de uns Jogos Olímpicos numa nação de língua oficial portuguesa”, dizem os responsáveis pelo Santander Totta.
A navegar desde 1937
O Navio Escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo na altura sido baptizado de Albert Leo Schlageter. Foi o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha Alemã. O navio foi cedido à Marinha do Brasil no final da II Guerra Mundial, em 1948, tendo sido adquirido pela Marinha Portuguesa em 1961 para substituir a antiga Sagres.
Foi precisamente no Rio de Janeiro, a 30 de Janeiro de 1962 que decorreu a cerimónia oficial de entrega do Navio à Marinha Portuguesa. Esta aquisição visou dar continuidade à existência de um navio-escola veleiro na Marinha Portuguesa, para que pudesse ser assegurada a formação marinheira dos futuros oficiais, complementando-se assim as componentes técnica e académicas ministradas na Escola Naval.
Agricultura e Mar Actual