Início / Agricultura / PDR 2020 tem apoio de 9 M€ para painéis fotovoltaicos nos Aproveitamentos Hidroagrícolas

PDR 2020 tem apoio de 9 M€ para painéis fotovoltaicos nos Aproveitamentos Hidroagrícolas

A Autoridade Gestora do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural tem aberto um novo aviso para instalação de painéis fotovoltaicos nos Aproveitamentos Hidroagrícolas, tendo uma dotação de 9 milhões de euros, destinado a todo o território do continente. As candidaturas estão abertas até às 17 horas de 20 de Fevereiro de 2023.

Com esta verba, o montante total destinado a este tipo de investimento atinge 12 milhões de euros no corrente ano. 

Segundo o Ministério da Agricultura e da Alimentação, o aviso destina-se à melhoria da gestão dos aproveitamentos hidroagrícolas, com introdução de tecnologias mais eficientes, de forma a melhorar capacidade de produção de energia solar fotovoltaica permitindo, desta forma, reduzir a dependência energética destas estruturas e mitigar o efeito da subida de preços da energia no valor pago pela água.

Os objectivos passam também por aumentar a sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas, através da produção de energia a partir de fonte renovável, designadamente, energia solar fotovoltaica, contribuindo assim para a descarbonização do sector, por via da redução da utilização de combustíveis fosseis no regadio colectivo.

Na primeira fase, que encerrou no passado dia 12 de Dezembro, foram submetidas 12 candidaturas, com um valor total que ronda os 3 milhões de euros.

Candidaturas

As candidaturas são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 (aqui), ou do PDR 2020 (aqui), e estão sujeitos a confirmação por via electrónica a efectuar pela autoridade de gestão.

Pode ler o Anúncio da Operação aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.