Início / Agricultura / Insecticidas com emamectina benzoato proibidos em estufas de alface cebolinho, coentros e hortelã-pimenta

Insecticidas com emamectina benzoato proibidos em estufas de alface cebolinho, coentros e hortelã-pimenta

Os insecticidas com a substância activa emamectina benzoato passam a ser proibidos nas culturas em estufa, de alface cebolinho, coentros e hortelã-pimenta, visando o cumprimento dos novos limites máximos de resíduos (LMR), com efeitos a 22 de Fevereiro de 2023.

A emamectina benzoato é um insecticida que actua no controlo de larvas de lepidópteros (lagartas), que são pragas de espécies agrícolas de interesse económico.

Informa a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que a decisão surge na sequência da publicação do Regulamento (UE) 2022/1343 da Comissão, de 29 de Julho de 2022. “Em particular, não podem ser mantidos os usos de produtos fitofarmacêuticos autorizados com base na substância activa emamectina benzoato em estufa, nas culturas da alface cebolinho, coentros e hortelã-pimenta visando o cumprimento do novo LMR com efeitos a 22 de Fevereiro de 2023”.

“Algumas das práticas agrícolas em vigor, podem conduzir a um resíduo que, de acordo com a estimativa de risco para o consumidor, pode constituir risco para a sua saúde. Por outro lado, também devem ser retirados os usos, cujo LMR foi reduzido para 0,2 mg/kg (o mesmo que o da alface ao ar livre). Deste modo é necessário cancelar os seguintes usos nacionais: uso em estufa na cultura da alface (por risco para o consumidor); usos em estufa nas culturas: cebolinho, coentros e hortelã-pimenta (por redução do LMR)”, explica a DGAV no seu Ofício Circular n.º 9/2022.

Adianta o mesmo Ofício que “as restrições de usos constantes do presente ofício Circular serão introduzidas, com a brevidade possível, nos rótulos dos produtos fitofarmacêuticos, sendo oportunamente publicadas no sítio de Internet da DGAV”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.