O comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, participa amanhã, 29 de Novembro às 15 horas, na sessão de apresentação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) de Portugal com o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. A sessão decorre nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia.
O PEPAC de 2023-2027 apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Garantia e pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural foi aprovado formalmente pela Comissão Europeia a 31 de Agosto.
“Vai permitir a Portugal proceder a uma gestão activa do território, garantindo maior equidade na distribuição dos apoios, e valorizar a pequena e média agricultura, acautelando as especificidades regionais. Este é ainda um instrumento essencial para a promoção do investimento e do rejuvenescimento do sector, contribuindo para a transição climática e digital”, refere uma nota de imprensa da Comissão Europeia.
A Comissão Europeia aprovou a 31 de Agosto, o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027 português. Portugal assegurou, assim, um financiamento de 6.713 milhões de euros, dos quais 6.127 milhões de euros de fundos comunitários (FEAGA e FEADER), incluindo apoios ao rendimento, programas sectoriais e programas de desenvolvimento rural do continente, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores.
Agricultura e Mar