Início / Agenda / INIAV celebra 45 anos do Banco Português de Germoplasma Vegetal com conferência sobre transformação digital

INIAV celebra 45 anos do Banco Português de Germoplasma Vegetal com conferência sobre transformação digital

O INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária organiza a Conferência “A transformação digital na valorização e gestão dos Recursos Genéticos Vegetais – Tradição, Ciência e Inovação”, a realizar-se no próximo dia 25 de Novembro, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga.

O evento insere-se nas comemorações dos 45 anos do Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV).

“A centralidade destes temas ligados aos sistemas alimentares sustentáveis, vai contribuir para a responsabilização, organização e operacionalidade da conservação a longo prazo, procurando combater a erosão da diversidade genética e promover a sua valorização”, refere o INIAV.

A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição obrigatória, até ao dia 23 de Novembro, aqui.

Banco Português de Germoplasma Vegetal

O Banco Português de Germoplasma Vegetal tem como missão colher, conservar, caracterizar, documentar e valorizar os recursos genéticos, de modo a assegurar a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável, actual e futura, através de dois objectivos estratégicos: a conservação in situ e ex situ dos recursos genéticos; e o apoio à implementação de políticas relativas à protecção da biodiversidade.

Foi com o propósito de se tornar uma estrutura de conservação da diversidade genética vegetal que o BPGV nasceu em Braga, em 1977. O seu caminho prosseguiu guiado pelas linhas de orientação de importantes estruturas internacionais como: a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o International Board for Plan Genetic Resources (BPGR), atualmente Bioversity International, e no âmbito da implementação do Programa de Conservação dos recursos Genéticos Vegetais do Mediterrâneo.

O Banco Português de Germoplasma Vegetal é hoje uma das maiores infra-estruturas de conservação de recursos genéticos do Mundo, guardando uma colecção de mais de 47 mil amostras de 150 espécies e 90 géneros de cereais, plantas aromáticas e medicinais, fibras, forragens, pastagens e culturas hortícolas.

O Segundo Relatório sobre a Situação dos Recursos Fito-genéticos do Mundo, relatório da FAO (Food and Agriculture Organization) publicado em 2010, refere que Portugal, e muito especificamente o BPGV, conserva a 2ª maior colecção de milho, a nível mundial. É, ainda, um dos 170 bancos do Mundo com mais de 10 000 variedades conservadas, colocando-o nos 10% de topo.

Saiba mais sobre o Banco Português de Germoplasma Vegetal aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.