Início / Agricultura / DGRM participa em reunião do Comité de Segurança Marítima da IMO sobre “corredor dos cereais” do porto Ucraniano de Odessa

DGRM participa em reunião do Comité de Segurança Marítima da IMO sobre “corredor dos cereais” do porto Ucraniano de Odessa

A DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos participa, esta semana, na 106º sessão do Comité de Segurança Marítima da International Maritime Organization (IMO), que decorre de 2 a 11 de Novembro 2022, na cidade de Londres. Em representação de Portugal, em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, participa pela DGRM, a Chefe de Divisão das Novas Construções, Eng.ª Conceição Gallis.

Nesta reunião, o tópico mais importante em cima da mesa é a análise e a salvaguarda da segurança no “corredor dos cereais”, como resultado do acordo obtido no passado mês de Julho, para que possam ser exportados de forma segura, a partir do porto Ucraniano de Odessa, os cereais necessários a diversos países, em particular aos países mais pobres que dependem das acções humanitárias das Nações Unidas.

A estes assuntos junta-se a continuação dos trabalhos sobre o Maritime Autonomous Surface Ships (MASS), no desenvolvimento de um instrumento baseado em objectivos para o MASS, bem como todos os restantes temas que foram sendo adiados nas sucessivas reuniões remotas face à pandemia, entre os quais a Segurança de Navios de Passageiros em viagens domésticas, onde um grupo de países do extremo oriente tenta que a própria IMO passe a ter regras bem definidas nesta matéria após uma série de graves acidentes.

Da reunião sairá um conjunto de decisões com o objectivo de responder aos desafios actuais, e de continuar a contribuir globalmente para navios mais seguros, cooperando igualmente para um ambiente mais sustentável e um mundo mais resiliente.

Na mesma deslocação, a Eng.ª Conceição Gallis teve oportunidade de participar, no passado dia 1 de Novembro, no evento Seminar on Maritime Pilots and Pilotage do IMPA – International Maritime Pilots’ Association, a convite da APIBARRA-Associação dos Pilotos de Barras e Portos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da Confagri: “é urgente que Governo diga se vai revogar passagem das DRAP para as CCDR”

Partilhar              O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Idalino Leão, já esteve reunido …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.